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5 dicas para potencializar as redes sociais de seu laboratório de prótese dentária

Por admin 24 de outubro de 2022
24 de outubro de 2022

Você sabia que o Brasil é o terceiro país que mais utiliza redes sociais no mundo? E que, atualmente, cerca de 4,66 bilhões de pessoas são usuárias dessas plataformas?  

Esses dados foram divulgados pela We Are Social e Hootsuite em 2021, e mostram que marcar presença nas redes sociais não é mais uma opção, é essencial.  

Afinal, as mídias sociais quebram barreiras para empresas realizarem seus negócios, e para conquistar um espaço no mercado com essa concorrência, é preciso estar atualizado. 

Mas como isso funciona para laboratórios de prótese dentária? 

Principalmente com o avanço de tecnologias digitais nos processos de produção, não há como negar que o mercado da prótese dentária está cada vez mais competitivo.  

E, claro, para se destacarem nesse cenário, laboratórios de prótese dentária precisam utilizar ferramentas que agreguem valor aos seus trabalhos. 

Sem dúvidas, as redes sociais têm sido grandes aliadas nesse sentido. Porque, sim, esse ambiente pode ajudar a agregar valor ao seu trabalho. Afinal, as mídias sociais servem como vitrines virtuais para a exposição de seus serviços. 

(Imagem: Becoming Human | Reprodução)

Mas é importante lembrar que, diferente de uma exposição física, a sua vitrine virtual precisa alcançar as pessoas de acordo com o algoritmo da ferramenta. Para isso, ela deve ser chamativa. 

Então, estar nas redes sociais não é o suficiente. É preciso marcar presença de forma inteligente! 

Como fazer isso? Veja 5 dicas abaixo! 😉 

1. Descubra com quem você está falando nas redes sociais do seu laboratório 

Falar com todo mundo nem sempre funciona. Por isso, descobrir o público-alvo do seu laboratório de prótese, ou seja, o público que você quer atingir com o seu serviço, deve ser a primeira preocupação. 

Isso porque, entendendo quem é esse público, você poderá criar publicações que atinjam apenas pessoas ou empresas de seu interesse, fazendo com que seus negócios sejam mais assertivos. 

(Imagem: Amura Comunicação | Reprodução)

Então, para estabelecer esse alvo, você precisa entender seus objetivos e definir bem o seu portfólio.  

Quais peças protéticas você fabrica? Qual é a peça carro-chefe em seu laboratório de prótese? Você deseja conquistar mais clientes, fazer parcerias ou apenas expor seu trabalho? 

Utilize questionamentos como esses para fazer essa análise e identificar quais conteúdos suas publicações precisam trazer. Lembre-se: esse planejamento prévio é fundamental para uma estratégia assertiva nas redes sociais. 

2. Agrade o público com boas imagens do seu trabalho 

É importante lembrar que, nessa era do imediatismo, as imagens geralmente são as responsáveis por garantir que alguém vai parar e prestar atenção no seu conteúdo em um feed recheado de informações.  

No caso de laboratórios de prótese, essa questão vai além: pela internet, quem está vendo seu perfil enxerga apenas aquilo que você mostra, diferente de ver o trabalho pessoalmente. 

Por isso, é preciso garantir que as imagens mostrem detalhes das peças protéticas que você produz, e que tenham uma boa resolução para favorecer o estímulo visual. 

(Imagem: DentiCalc | Reprodução)

E isso não quer dizer que você precisa ter uma ótima câmera. Atualmente, smartphones possuem configurações ideais para obter boas fotos e vídeos.  

Caso queira saber mais sobre fotografia odontológica, clique aqui e leia nosso artigo sobre o tema. 

Outro ponto importante sobre esse tema: a legenda da publicação pode auxiliar o visitante do seu perfil a entender mais sobre o que você produziu. Então, utilize esse espaço para contar um pouco mais sobre o seu produto! 

3. Desfrute das ferramentas oferecidas pelas redes sociais 

Atualmente, grande parte das mídias sociais oferecem ferramentas especializadas para empresas. De análise de engajamento até possibilidade de criar loja no perfil, são diversas as opções. 

Pesquise e entenda cada uma delas. Essa tática vai garantir maior visibilidade ao seu perfil e facilitar o seu planejamento para as próximas publicações. 

(Imagem: PADI | Reprodução)

Nesse sentido, é importante lembrar que hashtags estratégicas também podem auxiliar no momento de potencializar sua visibilidade nas redes sociais.  

Então, use-as de forma inteligente. Cuidado com excessos! Isso pode te prejudicar. Use apenas as # que têm relação direta com o conteúdo publicado no momento.  

4. Tenha foco, planeje com antecedência suas publicações 

Lembre-se sempre: o perfil do seu laboratório de prótese dentária deve ser focado apenas no seu objetivo e no seu público-alvo. Então, evite publicações que não agreguem para a divulgação do seu trabalho. 

Além disso, ter foco nas publicações também significa estar atento à frequência de postagem. Em redes sociais como Facebook e Instagram, por exemplo, quando seu perfil tem uma boa frequência de publicações, o engajamento tende a ser maior. 

(Imagem: Shutterstock)

Mas, para isso, é importante ter equilíbrio. Publicações em excesso também podem afetar o engajamento. Portanto, faça um calendário de postagens com dias e horários bem definidos.  

Não se preocupe apenas com as curtidas, mas saiba que elas ajudam a definir as próximas entregas computadas pela ferramenta. Portanto, ajuste sempre sua programação de acordo com a resposta do seu público. 

Esse foco será importante para a construção orgânica da sua audiência e, consequentemente, do reconhecimento do seu trabalho nas redes sociais. 

5. Faça com que o perfil do seu laboratório de prótese nas redes sociais seja visto 

Geralmente, seguindo os passos acima com bastante organização você já consegue garantir que o perfil do seu laboratório de prótese seja visto de forma orgânica.  

Entretanto, fazer anúncios também pode ser uma boa alternativa, dependendo dos seus objetivos.  

Você pode apenas impulsionar seus posts com pequenas configurações pré-estabelecidas pela ferramenta, ou pode criar uma conta de anúncios no Business do Facebook para ter acesso a configurações mais detalhadas e ter certeza que estará entregando seus conteúdos. 

(Imagem: CPO Magazine | Reprodução)

Os anúncios são pagos de acordo com a opção escolhida. Uma das vantagens é que eles atingem diretamente o seu público-alvo, e são úteis tanto para quem está começando quanto para quem já possui certo reconhecimento no mercado. 

Mas, em ambos os casos, definir uma estratégia e fazer um planejamento antes de optar pelos anúncios é fundamental. Assim, você consegue garantir que o seu público será atingido com ainda mais objetividade. 

Comece agora a transformar as redes sociais do seu laboratório de prótese  

Anotou as dicas? Agora é o momento de planejar tudo e começar a colocar em prática!  

E, claro, mesmo com boas estratégias nas redes sociais, os outros setores do seu laboratório também precisam estar organizados para oferecerem um trabalho de valor.  

Abaixo, listamos alguns artigos do nosso blog que podem te ajudar com a gestão do seu laboratório de prótese dentária: 

  • 5 dicas para ter um bom planejamento de compras para o seu laboratório de prótese digital 
  • Gestão de laboratório: 4 dicas para o seu laboratório de prótese digital 
  • Saiba como a qualidade dos produtos pode reduzir custos no laboratório de prótese digital

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