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Conteúdo técnico

5 dicas para ter um bom planejamento de compras para o seu laboratório de prótese digital

Por admin 21 de fevereiro de 2022
21 de fevereiro de 2022

Por muitos anos, os laboratórios de prótese dentária brasileiros têm sido referência por suas técnicas e excelência nos trabalhos protéticos. Mas quando o assunto é gestão, ainda um é um ponto de atenção e dor. A gestão de laboratórios envolve uma série de processos. Aqui, falaremos sobre um deles: o planejamento de compras.

Em um laboratório de prótese digital, não ter uma boa estratégia de compras definida pode prejudicar as contas e interferir significativamente nos lucros.

Então, entenda com esse artigo a importância do planejamento de compras e como criar um para o seu laboratório de prótese digital. Seguindo essas 5 dicas, você estará dando os primeiros passos para uma gestão de laboratório eficaz e vantajosa.

(Imagem: Colégio Nossa Senhora das Graças | Reprodução)

Por que ter um planejamento de compras em um laboratório de prótese digital?

Geralmente, laboratórios de prótese são administrados por técnicos em prótese dentária que dedicam seu tempo de trabalho também à bancada, confeccionando as peças. Por esse motivo, a gestão e administração do empreendimento pode ser prejudicada, ou, então, o profissional é obrigado a trabalhar muito mais horas do que o ideal. 

Sendo assim, é preciso entender que o laboratório de prótese deve funcionar como qualquer outro empreendimento. Isso significa que ele precisa pensar na economia de recursos e em fazer compras mais eficientes. Essas ações vão impactar significativamente a qualidade final do produto e, portanto, gerar um potencial maior de demandas de trabalho.

Um planejamento de compras é capaz de garantir isso, mas ele precisa ser eficaz. Para isso, deve ser feito considerando a realidade do seu laboratório, o que engloba demanda, portfólio, carteira de clientes, etc. Além disso, é claro, ele precisa ser seguido à risca!

Mas o que realmente é um planejamento de compras e como fazê-lo? Veremos abaixo 😉

Entenda o que realmente é um planejamento de compras

Com o objetivo de otimizar o uso de recursos do laboratório de prótese, o planejamento de compras passou a ser visto como um processo primordial para evitar gastos desnecessários e obter maiores lucros. Isso porque uma estratégia bem definida auxilia o laboratório a ter suas necessidades de suprimentos atendidas no tempo certo, garantindo a compra com um bom preço, evitando riscos financeiros.

(Imagem: Marcus Marques | Reprodução)

A longo prazo, o planejamento de compras será fundamental para que o técnico em prótese dentária entenda as condições ideais de compra, que envolvem quantidade de produtos, data de necessidade, condições de pagamento, entre diversos outros pontos importantes para essa organização.

Então, veja abaixo 5 dicas para criar uma estratégia para o seu laboratório de prótese digital!

1. Faça uma análise de suas demandas de trabalho

Não há como fazer uma estratégia sem antes entender quais são as necessidades do seu laboratório de prótese. Então, antes de qualquer coisa, faça uma análise de suas demandas de trabalho.

Observe quais peças protéticas do seu portfólio são demandas mais frequentes e analise também as que não são. Entenda quais os materiais e ferramentas necessários para cada trabalho, as quantidades e em quanto tempo cada suprimento será utilizado. As informações podem ser registradas em uma planilha.

Ter essa noção é importante para projetar melhor o investimento necessário para cada suprimento, reduzir custos e definir objetivos de crescimento na sua produção.

2. Entenda a frequência ideal de compra

Depois de analisar quais são os suprimentos necessários e em quanto tempo eles serão utilizados, é preciso definir a frequência ideal de compra de cada um deles. Tendo essa informação pré-estabelecida, o TPD terá os produtos que precisa dentro dos prazos ideais.

Essa designação é importante não só para diminuir os custos com compras emergenciais, mas também para gerar reconhecimento ao seu trabalho. Afinal, você entenderá o momento ideal de fazer os pedidos de compra, impedindo a falta dos produtos e, consequentemente, evitando atrasos na entrega do trabalho ao seu cliente. 

3. Defina um orçamento para cada demanda

O orçamento é uma das etapas que mais merecem atenção. Quando você define um investimento para cada demanda, ou seja, para cada suprimento, consegue controlar melhor as finanças e planejar maiores lucros.

Então, defina, por exemplo, quanto você precisa gastar com materiais e busque o fornecedor que te ofereça o melhor custo-benefício. Importante lembrar que o custo-benefício não é o produto mais barato, mas aquele que seu custo é respectivo ao ganho que você receberá, na qualidade que imprime em seu trabalho.

Nesse ponto, será fundamental pesquisar diferentes fornecedores até encontrar aqueles que melhor se encaixam em seus objetivos. 

4. Analise seus fornecedores e qualifique-os 

O processo de pesquisar e encontrar os melhores fornecedores também inclui analisá-los e qualificá-los. Isso significa que, ao adquirir seus produtos de certa empresa, você precisará definir se ela atingiu suas expectativas e o quanto essas expectativas foram atendidas.

Depois de já ter seus fornecedores principais definidos, é essencial pensar em uma segunda opção para cada suprimento que você utiliza. Assim, caso sua primeira alternativa por algum motivo não consiga atender ao seu pedido naquele mês, você terá a segunda opção. Essa é uma forma de prevenir emergências e evitar atrasos em sua produção.

(Imagem: Dentsply Sirona Brasil | Reprodução)

5. Monitore a utilização dos recursos e seus resultados

Ter um planejamento de compras é o primeiro passo para transformar os resultados, mas é importante lembrar que as mudanças dificilmente aparecerão a curto prazo. Então, para entender se sua estratégia funciona, monitore todo o seu progresso.

Verifique se a utilização de seus recursos está sendo otimizada e, claro, analise mensalmente os seus lucros. Após alguns meses, o monitoramento desses resultados servirá para a compreensão das mudanças que foram aplicadas.

E então, preparado para criar o planejamento de compras do seu laboratório de prótese digital?

Se você está lendo esse conteúdo, já deu o primeiro passo para a transformação do seu laboratório de prótese. Agora é só começar a aplicar as dicas e monitorar seus resultados.

Para mais dicas e informações sobre o fluxo digital na confecção de próteses dentárias, te convidamos a conhecer o nosso blog. Clique aqui para conhecer diversos artigos que podem te ajudar a ter melhores resultados e preparar-se para o futuro da prótese odontológica!

LEIA TAMBÉM:

Gestão de laboratório: 4 dicas para o seu laboratório de prótese digital

Quebras da fresa CAD/CAM: saiba como minimizar esses danos durante a fresagem

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