Diversas oportunidades, equipamentos e ferramentas de trabalho surgiram com o avanço da odontologia digital. Com toda essa inovação, o valor de investimento gera dúvidas frequentes para laboratórios de prótese dentária que desejam entrar nesse fluxo de trabalho. Pensando nisso, apresentamos aqui uma alternativa que proporciona um menor custo inicial para esses empreendimentos: a locação e terceirização de equipamentos e serviços.
Em nosso blog, temos um conteúdo explicando as possibilidades do fluxo digital e o futuro do mercado da prótese dentária. Lá, você descobre porquê optar por essa dinâmica de trabalho e quais benefícios ela pode trazer ao dia a dia de laboratórios de prótese. Acesse clicando aqui.
Agora que você já sabe por onde começar, vamos falar de valores de investimento. Com este texto, você vai entender em quais etapas é possível fazer a locação e terceirização. Além disso, analisaremos se o seu empreendimento está pronto para essa mudança. Vamos lá?
O seu laboratório de prótese está pronto para terceirizar?
Antes de qualquer decisão, é preciso analisar quais são as necessidades do seu dia a dia de trabalho e quais processos você pretende otimizar com o fluxo digital. Então, faça uma análise crítica e responda a si mesmo:
- Por onde posso começar a aplicar as mudanças?
- A minha equipe está preparada para essas transformações?
- Quais resultados busco obter com isso?
- Como o meu negócio se beneficiará dos resultados?
- Qual o investimento necessário para realizar essas mudanças?
Ao buscar essas respostas é importante levar em consideração todos os processos que podem ser otimizados com o fluxo digital. Analise sua demanda, os produtos de seu portfólio e o preparo de sua equipe. Afinal, existem diversas opções de locação e terceirização, e você vai precisar entender quais oferecem aquilo que você necessita para atingir seus objetivos.
Portanto, um dos primeiros investimentos que você precisa fazer é em conhecimento. Lembre-se que a agilidade na entrega, a comunicação com o cliente e o conforto do paciente estão diretamente ligados a essas mudanças e aos seus resultados. Sendo assim, faça um planejamento detalhado e analise o melhor custo-benefício.
Acompanhe o avanço do mercado sem precisar de altos investimentos
A transformação do mercado acontece todos os dias, e é possível acompanhar essa evolução sem precisar de grandes investimentos. Se você está buscando iniciar de vez ou fazer testes e entender como o fluxo digital funcionará em seu laboratório, a locação e terceirização de equipamentos pode ser uma escolha inteligente.
Existem duas dinâmicas de trabalho com a tecnologia digital. No fluxo in house, os processos são feitos de forma totalmente digital – escaneamento intraoral, planejamento e desenho no CAD, impressão 3D ou fresagem com o CAM. Já no fluxo in lab, ou parcialmente digital, o escaneamento é feito pelo protético dentário na bancada do laboratório, enviado para o software CAD e depois para a impressão 3D ou fresagem no CAM.
Em todas essas etapas é possível utilizar a locação ou terceirização de equipamentos e serviços. Assim, você que está traçando suas estratégias para aderir ao fluxo digital pode ter os sistemas de locação e de terceirização de serviços como aliados. E se você ainda não iniciou o planejamento, agora pode encontrar opções rentáveis. Abaixo, vamos entender melhor sobre os sistemas de locação para laboratórios de prótese.
Sistemas de locação
No mercado atual, existem diversas possibilidades para que laboratórios de prótese e clínicas odontológicas se adequem ao fluxo digital. Os sistemas de locação de equipamentos e serviços terceirizados podem ser utilizados em qualquer etapa do processo de produção de uma prótese dentária.
O scanner intraoral, por exemplo, apesar de ser utilizado nas clínicas odontológicas, também costuma ser alugado por laboratórios. Essa etapa de escaneamento só pode ser realizada por um profissional habilitado, portanto, há a possibilidade de fazer a locação do scanner com a contratação do profissional especializado.
O serviço de escaneamento contratado pelo protético será realizado na clínica. Essa é uma boa alternativa para garantir a fidelização do cliente e melhorar a comunicação logo no início do tratamento. Além disso, não é só na agilidade e no conforto do paciente que esse equipamento faz a diferença.
O uso do scanner intraoral oferece uma gama de possibilidades para facilitar diversos outros processos do tratamento. No momento da prova das restaurações finais, por exemplo, o escaneamento feito digitalmente auxilia na avaliação da adaptação e da oclusão, permitindo maior precisão ao trabalho do TPD.
Centros técnicos de planejamento e fresagem
Para quem está começando, os Centros Técnicos de Planejamento e Fresagem podem ser uma boa opção para tomar decisões mais assertivas na locação e terceirização de equipamentos e serviços. Com uma análise aprofundada das necessidades de laboratórios e clínicas, essas empresas prestam consultoria e auxiliam na indicação de compras, terceirizações e locações.
Essa pode ser uma alternativa vantajosa porque esses centros desenvolvem soluções de acordo com as possibilidades de cada negócio. Sendo assim, o protético pode encontrar aquilo que precisa com contratos de baixo investimento.
Com esses contratos, o TPD pode fazer um acordo e obter serviços como a prestação de captação de imagens intraorais na clínica do cliente, o desenho dos projetos, impressão de modelos e fresagem dos elementos dentários. Ou seja, processos de todas as etapas estarão disponíveis para terceirização.
Então, se você ainda não sabe quais decisões tomar para o seu laboratório de prótese entrar no fluxo digital, existem empresas que fazem isso por você. Levando em consideração o seu modelo de negócio e fluxo de trabalho, é possível ter soluções seguras, de baixo investimento e muito lucrativas.
Onde encontrar esses serviços?
Com a internet o acesso a clínicas de imagem, também conhecidas como radiologias, e aos Centros Técnicos de Planejamento e Fresagem está cada vez mais facilitado. No mercado atual, é possível contar com esses empreendimentos para a prestação de serviços em todas as etapas do fluxo digital por um preço acessível.
Portanto, compreendendo seus objetivos, realizar essa pesquisa para encontrar a empresa ideal será uma tarefa muito mais esclarecedora. Como mencionamos acima, tudo depende do seu conhecimento sobre seu fluxo de trabalho. Afinal, quanto mais informação você tiver, melhor serão seus resultados com a locação e terceirização de equipamentos.
Então, você está pronto para realizar essa mudança no seu laboratório de prótese? Lembre-se: não importa qual seja o tamanho do seu empreendimento, é possível dar os primeiros passos para o fluxo digital hoje!
Crie o seu fluxo e mantenha sua personalização
Seja qual for a formatação do seu fluxo de trabalho, o conhecimento das possibilidades e do mercado ainda é o melhor aliado. Para o técnico em prótese dentária, o conhecimento é fundamental, além de ser decisivo para o sucesso do resultado, garante maior saúde financeira para o laboratório de prótese.
Mais além, pode garantir a criação de um modelo de negócio que permita a sua personalização nas peças criadas, em contraponto à terceirização de alguns serviços. Veja, alguns laboratórios têm garantido as características de suas criações com o desenho das peças no CAD e apenas aproveitam a produtividade do sistema terceirizando etapas como a fresagem dos elementos dentários, por exemplo.
O importante é encontrar o seu fluxo, promover capacitação para extrair o melhor em cada etapa e apresentar-se ao mercado com as soluções que ele solicita.

LEIA TAMBÉM:
Prótese dentária fresada: conheça o material e a fresa para cada tipo de peça
Moldagem digital x analógica: o seu laboratório de prótese está preparado para esta transição?
Conheça 3 softwares de CAD utilizados na odontologia digital