Qual objetivo você busca atingir trabalhando com fresadoras no sistema CAD/CAM? No mercado da prótese dentária, definir esse propósito é o primeiro passo para alcançar metas que levarão ao resultado desejado com o laboratório de prótese. Mas para isso, existem algumas coisas que você precisa saber antes de produzir elementos dentários com fresadoras CAD/CAM.
Sabemos que versatilidade e precisão são duas características que definem bem o trabalho com fresadoras. Afinal, a agilidade, a possibilidade de replicabilidade do trabalho e a variedade de materiais para a produção são alguns dos pontos que mais se destacam nesse equipamento. Mas para que o elemento dentário produzido seja de excelência, é importante pensar em todo o conjunto que leva a esse resultado.
Neste texto, vamos apresentar fatores que influenciam a qualidade de uma peça protética produzida com fresadoras e a rentabilidade do trabalho, que pode ser maior ou menor de acordo com a escolha dos equipamentos, ferramentas, materiais e softwares. Assim, analisaremos como o custo-benefício dessa produção pode se encaixar na demanda do seu laboratório de prótese. Acompanhe abaixo!
É preciso aproveitar o melhor desempenho do sistema CAD/CAM
A odontologia digital é reconhecida por seus equipamentos e técnicas. Entretanto, o conhecimento e as habilidades do técnico em prótese dentária são importantes condutores para um trabalho de excelência com esses equipamentos. Nesse processo, há ainda um terceiro grupo de elementos que poucos protéticos dão a devida importância: as ferramentas.
Quando mencionamos a qualidade de uma peça protética, abrangemos um conjunto: naturalidade, funcionalidade, estética. No caso do CAD/CAM esses aspectos são definidos junto à adequada escolha dos blocos e materiais de trabalho, à consideração da geometria das fresas e ao eixo de fresagem na confecção do elemento dentário e demais características ligadas diretamente à reabilitação oral em plano.
Mas em se tratando de tecnologia digital, só é possível alcançar a qualidade planejada quando o TPD sabe como utilizar os equipamentos em seu melhor desempenho. E é sobre isso que estamos tratando neste texto. Até porque o custo-benefício influencia as escolhas de pacientes, clínicas odontológicas e laboratórios de prótese dentária.
Considerando essas etapas, você acredita que está utilizando seus equipamentos no melhor desempenho que eles podem oferecer? Nos próximos tópicos, vamos entender como alguns desses pontos influenciam na produção de elementos dentários.
Sua estratégia deve incluir fresadora, ferramentas, insumos e software
Qual fresadora escolher para o seu sistema CAD/CAM?
Cada fresadora atende a certas necessidades e requisitos. Por isso, é de grande importância entender qual melhor se encaixa no seu fluxo de trabalho. Para fazer essa escolha, é preciso englobar todas as características que envolvem sua demanda de trabalho e analisar quais são seus objetivos com essa produção.
Sendo assim, leve em consideração o portfólio de produtos oferecido pelo seu laboratório, os materiais utilizados, o tempo necessário de produção e a quantidade de peças a serem produzidas por dia. Esses pontos precisam estar alinhados aos seus objetivos antes de compreender quais sistemas atendem melhor às necessidades individuais do seu laboratório de prótese dentária.
Para garantir a melhor execução da produção, todos os equipamentos, materiais e ferramentas precisam trabalhar juntos de forma coordenada. Então, atentar-se à escolha de cada um desses elementos é a resposta para alcançar esse objetivo.
Ferramenta por tipo de material
Uma das vantagens das fresadoras é a possibilidade de trabalhar com diferentes materiais na confecção de elementos dentários. Entretanto, existem diferentes tipos de fresa CAD/CAM para cada material. Portanto, é preciso conhecer a indicação de uso de cada ferramenta para obter o melhor desempenho em cada dinâmica de trabalho.
• Clique aqui e baixe nosso catálogo!
As fresas são ferramentas de corte que permitem que um material bruto seja transformado em diferentes formas, a depender do objetivo que o profissional busca atingir no caso clínico em questão. Isso é possível graças às suas arestas de corte afiadas e aos parâmetros de corte e taxas de remoção de material.
Quando a Fresa CAD/CAM tem um bom desempenho, ela também garante acabamentos de alto refinamento no material fresado e apresenta maior durabilidade. Portanto, deve constar em sua estratégia o tipo de material utilizado, quantos elementos dentários serão produzidos por cada fresa, atentos a sua vida útil e necessidade de troca.
O revestimento da fresa impacta sua durabilidade e a rentabilidade da produção
As fresas CAD/CAM fabricadas pela OSG, por exemplo, têm uma diferenciação importante: a presença de revestimentos que garantem maior durabilidade e precisão no corte. Para trabalhos em PMMA, PEEK, Zircônias, Cromo Cobalto, Liga de Titânio e Cera, encontram-se Fresas CAD/CAM fabricadas em metal duro com revestimento à base de cromo.
Fresas com revestimento de diamante também funcionam para trabalhos em Zircônia, PMMA e PEEK, além da Cerâmica Híbrida. E para trabalhos em Cerâmica Vítrica e Cerâmica Híbrida, existem as fresas específicas, as com eletrodeposição de Diamante (ED).
A presença de revestimentos nessas ferramentas, além de garantir uma finalização de alto refinamento, também possibilita a confecção de mais blocos por fresa. Sendo assim, temos a junção de durabilidade e precisão que contribuem para uma melhor rentabilidade nos elementos dentários produzidos.
O que considerar sobre o software do sistema CAD/CAM
As fresadoras funcionam com o próprio software de fábrica. Entretanto, existem diferentes programas a serem utilizados, então, o TPD pode escolher aquele que melhor se adequa às suas necessidades. Se esta for a escolha do profissional, alguns pontos precisam ser considerados antes de fazer a seleção do software.
Assim como na etapa de escolha da fresadora, é preciso entender quais são seus objetivos e a demanda do seu trabalho. Depois, analise as características que importam para os seus resultados com o programa. O software precisa, acima de tudo, ser compatível com a sua máquina e ter uma interface de fácil utilização para sua equipe trabalhar.
A partir disso, você pode se aprofundar mais em outras opções. Um software personalizável, por exemplo, possibilita que você pague apenas pelos comandos que precisa para o seu trabalho, uma alternativa importante para quem busca reduzir gastos.
Além disso, em softwares mais avançados, apesar do maior custo de investimento, há a possibilidade de economizar com materiais e otimizar grande parte dos processos, aumentando a qualidade das peças e a demanda de trabalho.
Sejam quais forem os seus objetivos, existe um software de CAD/CAM para atendê-los. No momento dessa escolha, o ideal é entender junto ao fornecedor como as suas necessidades podem ser atendidas. Mas, antes de tudo, buscar informação é a melhor forma de preparar-se para tomar uma decisão concreta.
Outros pontos que influenciam na produção de elementos dentários com fresadoras CAD/CAM
Além do desempenho da fresadora, a seleção correta das fresas CAD/CAM, a escolha do material e do software CAD/CAM, de onde sai o comando para a fresagem, também fazem parte do conjunto de elementos que influenciam diretamente o refinamento e a precisão das peças protéticas produzidas em seu sistema CAD/CAM.
Neste ponto, o domínio do técnico em prótese dentária sobre o sistema é decisivo. Afinal, uma regulagem inadequada pode comprometer o resultado da peça protética produzida. Em contrapartida, o preparo do profissional proporciona o máximo aproveitamento do sistema, possibilitando elementos dentários precisos, mais naturais e duráveis.
Além disso, também é importante pontuar que as configurações inapropriadas do software CAM podem ocasionar na quebra involuntária da fresa, prejudicando sua vida útil e consequentemente o custo-benefício do trabalho. Então, há uma série de processos que não podem ser negligenciados ao produzir elementos dentários com fresadoras CAD/CAM. E, sem dúvidas, o laboratório de prótese que estiver pronto para adaptar-se a esses pontos terá um diferencial competitivo no mercado.
LEIA TAMBÉM:
Locação e terceirização: personalize seu fluxo com as possibilidades da odontologia digital
Prótese dentária fresada: conheça o material e a fresa para cada tipo de peça
Moldagem digital x analógica: o seu laboratório de prótese está preparado para esta transição?
Conheça 3 softwares de CAD utilizados na odontologia digital