Possibilitando a confecção de próteses dentárias com precisão em menor tempo de produção, a fresagem tem sido uma opção versátil em laboratórios de prótese. Mas para atender aos requisitos que levam a um trabalho de excelência, a escolha do material para prótese dentária fresada e da ferramenta CAD/CAM precisa ser criteriosa.
Então, para te auxiliar na seleção assertiva desses materiais e de suas respectivas fresas CAD/CAM, separamos aqui um conteúdo completo!
Mas, se você ainda não sabe quais são seus objetivos trabalhando com fresadoras, te convidamos a fazer uma análise prévia. Clique aqui para ver tudo o que você precisa saber antes de produzir elementos dentários com fresadoras CAD/CAM.
Zircônia
Surgindo como uma alternativa mais estética e durável para trabalhos metalocerâmicos, a zircônia é muito aplicada na infraestrutura de próteses dentárias fresadas. Sendo assim, seu principal objetivo é substituir o metal em tratamentos odontológicos.
Utilizada na confecção de pivôs, coroas fixas, implantes dentários, entre outras peças protéticas, a zircônia apresenta bons resultados mecânicos, estéticos e de biocompatibilidade, evitando o efeito acinzentado na raiz dos dentes. Assim, garante elementos dentários mais naturais, também devido à sua elevada propriedade óptica e translucidez.
Para a fresagem de zircônia, as fresas de carbide com revestimentos DLC, DIA e DG são as mais indicadas. Clique aqui para conhecer algumas opções de fresas CAD/CAM com essas características para fresadoras Amann Girrbach®.

Cerâmica (híbridas e vítreas)
A cerâmica é um material para prótese dentária fresada muito utilizado na reabilitação oral de pacientes. Com foco em entregar funcionalidade e qualidade estética, ambas possuem características próprias que influenciam diretamente o resultado da peça protética.
As cerâmicas vítreas, como porcelanas e dissilicato de lítio, possuem alta propriedade óptica, ou seja, são alternativas vantajosas para trabalhos mais estéticos, como laminados cerâmicos. Já as cerâmicas híbridas, que recebem algum polímero em sua composição, costumam ser materiais mais resistentes. Quando comparadas às vítreas, as cerâmicas compostas por polímero possuem menor capacidade de desenvolver rachaduras. Essa resistência garante maior capacidade de usinabilidade em um processo de fresagem.
CERÂMICA HÍBRIDA CERÂMICA VÍTREA
As características dos materiais precisam ser analisadas de acordo com o elemento dentário a ser produzido, mas é importante lembrar que grande parte do resultado também depende da escolha das fresas. De acordo com Robson Faria, responsável pela técnica de aplicação da OSG Dental, para materiais cerâmicos híbridos e vítreos, devem ser utilizadas somente fresas CAD/CAM com eletrodeposição de diamante.
Para as fresadoras Amann Girrbach®, por exemplo, essas são as fresas CAD/CAM indicadas.
Clique aqui para ver todas as opções de fresa CAD/CAM para trabalhar com cerâmica.
Cera e PMMA
Tendo sua viscosidade facilmente alterada de acordo com a temperatura, a cera odontológica é um material para prótese dentária fresada muito utilizado para moldagens. Na escolha de qual cera trabalhar, o que deve ser levado em consideração é sua dureza, que definirá características como a temperatura de fusão, contração e estabilidade. Atualmente, a principal aplicação da cera é em técnicas de escultura em geral.
O PMMA é composto por resinas acrílicas e é totalmente calcinável. Utilizado para peças como estruturas de teste em boca e confecção de gengivas, é um material apto para técnicas de injeção e fundição, já que não deixa resíduos após a calcinação.
Para trabalhar com esses materiais para prótese dentária fresada, o indicado são fresas com maior resistência a altas durezas. Por isso, o ideal é que a ferramenta CAD/CAM tenha uma geometria desenvolvida para aumentar sua força de corte. Clique aqui para ver todas as opções de fresa CAD/CAM para trabalhar com Cera e PMMA.
PMMA PMMA CERA
Compósito e PEEK
O compósito é uma mistura de dois ou mais tipos diferentes de materiais. Por esse motivo, sua utilização em próteses dentárias varia de acordo com a composição. Eles podem possuir metais e polímeros, metais e cerâmicas ou polímeros e cerâmicas. Compósitos cerâmicos, por exemplo, podem ser utilizados na fabricação de pilares dentários.
Assim, esse material para prótese dentária fresada têm a função de entregar características mecânicas que algum outro material utilizado sozinho não poderia entregar.
Já o PEEK, é um polímero utilizado para diversas peças de reabilitação oral. Por ser semelhante ao osso, pode ser aplicado na fabricação de infraestruturas de próteses fixas parciais ou totais, implantes dentários e próteses removíveis. Além disso, o PEEK é um material com propriedades mecânicas vantajosas para quem trabalha com CAD/CAM.
Para os compósitos, são indicadas fresas CAD/CAM com alta resistência. Clique aqui para ver todas as opções de fresa CAD/CAM para trabalhar com Compósitos e PEEK.

Cromo cobalto e Titânio
Cromo cobalto e Titânio são materiais para prótese dentária fresada muito utilizados nas estruturas das peças. Ligas para fundições dentárias feitas de cromo cobalto, por exemplo, são mais leves e tão resistentes quanto ligas de ouro, mas com melhores propriedades mecânicas e menores custos. O cromo cobalto também pode ser utilizado na estrutura de peças metalocerâmicas, barras, estruturas de pino, etc.
O titânio, assim como o cromo cobalto, é um material leve. Em protocolos, ele proporciona um maior conforto, além de ter baixo potencial alergênico, que evita rejeição da peça. Com o titânio é possível fazer bases de prótese protocolo e prótese parcial removível, implantes dentários, entre outras estruturas metálicas.
Clique aqui para ver todas as opções de fresa CAD/CAM para trabalhar com Cromo cobalto e titânio.

Como escolher a melhor fresa CAD/CAM?
A seleção assertiva das ferramentas CAD/CAM depende de uma análise criteriosa do custo-benefício. Sendo assim, é preciso encontrar fresas que entreguem a precisão ideal para alcançar o refinamento exigido no resultado das peças protéticas. Para isso, elas devem ser resistentes e duráveis.
Todas as fresas mencionadas neste texto contam com revestimentos especiais que aumentam a resistência ao calor e ao desgaste, proporcionando uma maior vida útil à ferramenta. Essa é uma vantagem percebida no custo-benefício da fresa, já que ela será capaz de produzir mais elementos dentários.

Entretanto, é importante lembrar que cada fresa tem sua vida útil, que depende de cada material e da quantidade de elementos que produz. Portanto, no momento de adquirir as ferramentas CAD/CAM, esteja atento a essas especificações. E lembre-se: a qualidade da fresa faz toda a diferença no resultado do elemento dentário!
LEIA TAMBÉM:
Moldagem digital x analógica: o seu laboratório de prótese está preparado para esta transição?
Conheça 3 softwares de CAD utilizados na odontologia digital
Protocolo para trabalho estético: você utiliza esse procedimento no seu laboratório de prótese?