Inovações de ferramentas de qualidade com capacidade de personalização em massa otimizadas para a fabricação de próteses dentárias
Embora os dentes não sejam os principais órgãos do corpo humano, eles acompanham nossas vidas por décadas desde o nascimento até a velhice. A condição dos dentes não afeta apenas a dieta diária de uma pessoa, mas também tem influência na saúde física. Com o rápido desenvolvimento econômico da China, a expectativa de qualidade de vida hoje tornou-se muito maior se comparado há 30 anos atrás. À medida que os padrões de vida aumentam, a demanda por serviços odontológicos também aumenta. A força motriz por trás do crescimento do mercado odontológico na China é atribuída a fatores como o envelhecimento populacional, maior conscientização sobre saúde bucal e odontologia estética, melhor acessibilidade às clínicas odontológicas e avanços tecnológicos na odontologia restauradora. Como se trata de um país populoso, a indústria odontológica e os fabricantes de equipamentos para odontologia são conduzidos a uma nova onda de oportunidades de negócios trazidas pelo aumento de demanda desse mercado.
Materiais-chave no processamento dos dentes
Três materiais principais são usados no processamento de elementos dentários na China – Zircônias, Cerâmica de vidro e os Metálicos (liga de titânio e liga de cromo de cobalto).
Zircônias
Entre os três principais materiais, a zircônia é a mais utilizada na China, no qual dispõem de baixo custo e tem alta dureza após o tratamento térmico. O processamento da zircônia é totalmente possível sem que haja fluido de refrigeração. A zircônia é um material relativamente fácil de processar porque durante a usinagem gera cavacos em forma de pó e não gera calor durante a usinagem. Na China, o método de processamento convencional para zircônia é através da utilização de ferramentas de metal duro sem revestimento. Com este método de usinagem, a vida útil das ferramentas gira em torno de 500 elementos dentários.
O diferencial das fresas da OSG, é que são revestidas com DLC (Diamond Like Carbon) e se destacam especialmente no processamento de zircônia. O baixo coeficiente de atrito do revestimento DLC da OSG proporciona excelente resistência ao desgaste para garantir uma vida útil longa e estável em aplicações em zircônia. Ao aplicar fresas com esse tipo de revestimento, a vida útil média da ferramenta pode ser triplicada para aproximadamente 1.500 elementos dentários se comparada a fresas de fabricantes locais de ferramentas odontológicas.
Cerâmica de Vidro
Aplicações em cerâmica de vidro podem ser realizadas sem tratamento térmico após a usinagem. Devido a sua cor branca pura após o polimento, os elementos feitos de cerâmica de vidro são altamente agradáveis esteticamente e naturais na aparência. Embora o preço da cerâmica de vidro seja muito mais alto do que a zircônia, a demanda vem aumentando gradualmente à medida que maior ênfase é colocada na beleza e estética. Em alguns anos, prevê-se que a zircônia possa ser substituída por cerâmicas de vidro de alta estética. As fresas de topo comuns não podem atender aos requisitos de processamento da cerâmica de vidro, no entanto, uma vantagem fundamental que os fabricantes locais de ferramentas chinesas podem oferecer é o seu preço competitivo. Um número crescente de fabricantes de ferramentas dentárias está com sua atenção voltada para a cerâmica de vidro ao invés da zircônia, e estão desenvolvendo suas próprias fábricas de fresas diamantadas que usinam em média 20 elementos, como vida útil da ferramenta. As ferramentas com deposição de diamantes da OSG funcionam excepcionalmente bem em aplicações de cerâmica de vidro, com capacidade de alta velocidade e longa vida útil da ferramenta. Embora o resultado possa variar dependendo do equipamento e das
condições de corte, as fresas diamantadas da OSG podem em média, usinar de 25 a 32 elementos por ferramenta.
Materiais Metálicos
Hoje, na China, todos os implantes são feitos em metal de titânio puro. Há uma grande variedade de ferramentas de corte que são utilizadas na usinagem de implantes, como fresas de interpolar rosca, fresas esféricas, fresas de topo reto e brocas. São necessárias aproximadamente oito a nove ferramentas para se usinar por completo um único implante. Já o protocolo metálico é constituído por partes não padronizadas devido à singularidade dos dentes de cada pessoa. Como resultado, os protocolos são comumente processados por fresadoras dentárias compactas em vez de serem produzidas em massa em grandes equipamentos industriais. Em geral, cerca de oito a dez horas são necessárias para processar uma disco dental padrão (98 mm). As linhas de fresas OSG WXL e WXS são especialmente adequadas para a usinagem de aplicações em ligas metálicas como o titânio e cromo cobalto. As séries WXL e WXS da OSG são ferramentas fabricadas de metal duro premium projetadas para resistirem ao calor e para trabalharem com usinagens em alta velocidade.
Os revestimentos WXL e WXS aplicados nas ferramentas possuem a tecnologia de nano-camadas e são patenteados pela OSG. A geometria das fresas OSG são avaliadas em vários quesitos, incluindo raio de canto, ponta esférica, pescoço longo, hélice alta e cônica. Os resultados de testes de corte mostraram que as fresas com WXL e WXS da OSG são capazes de processar três discos dentários padrão, o que é o dobro da vida útil em comparação com a ferramenta dos fabricantes locais.
A linha de fresas para indústria dental de alta tecnologia da OSG possui revestimento próprio e geometria de ferramentas projetadas para se destacar em materiais dentários, como cromo cobalto, titânio, zircônia, cera, PMMA e cerâmica de vidro.
Garantia de qualidade, informações técnicas odontológicas abundantes e uma forte rede global são as três principais vantagens das ferramentas da OSG”, disse Yusuke ‘Julio’ Kubota, gerente de produtos para indústria dental da OSG Corporation.
Além da China, a OSG conta com engenheiros de aplicação odontológica que podem fornecer suporte técnico na Europa, América do Norte, Sudeste Asiático, Japão e Brasil. A OSG está estruturada para monitorar e responder às necessidades dos clientes em cada país de forma eficiente. Além disso, os testes de ferramentas estão sendo sempre realizados na sua matriz no Japão para avaliar os mais recentes materiais odontológicos disponíveis, a fim de atender às necessidades em evolução.
“A qualidade made in Japan é altamente valorizada por nossos clientes”, disse Kubota. “Ferramentas de corte OSG para sistemas CAD/CAM odontológicos podem ser adquiridas em todo o mundo com a mesma qualidade e confiança.”
Com uma ampla linha de ferramentas e uma rede de suporte eficaz, a OSG está preparada para fornecer aos fabricantes globais de produtos dentais, soluções em ferramentas de alta qualidade e customizadas para cada aplicação.
Fresas DLC:
As fresas revestidas com DLC da OSG se destacam especialmente na usinagem de zircônia. O baixo coeficiente de atrito do revestimento DLC da OSG proporciona excelente resistência ao desgaste para garantir uma longa vida útil estável nas aplicações em zircônia.
Fresas com eletrodeposição de diamantes:
As fresas diamantadas da OSG funcionam excepcionalmente bem em aplicações de cerâmica de vidro com capacidade de alta velocidade e longa vida útil da ferramenta.
Fresas das linhas WXS e WXL:
As linhas de fresas WXL e WXS da OSG são especialmente indicadas para a usinagem de aplicações dentárias de titânio e cromo cobalto. As linhas WXL e WXS da OSG são fábricas em metal duro premium projetadas para resistirem ao calor e usinagem de alta velocidade.
Materiais Comuns na fabricação de próteses dentárias:
- Zircônia
- Cerâmica de vidro
- Resina Híbrida
- PMMA / PEEK
- Titânio / Cromo cobalto
Oferecemos uma ampla gama de ferramentas com vários estilos, tamanhos e opções de revestimento.
Linha WXL e WXS: Fresas de Alta Performance:
Fresas de metal duro premium projetados para resistirem ao calor e realizar usinagem de alta velocidade. Apresentando a tecnologia patenteada de revestimento nano-camadas WXL e WXS patenteada da OSG. Fresas disponíveis em vários perfis, incluindo com raio no canto, ponta esférica, pescoço longo, hélice alta e cônica.
Brocas de metal duro:
Brocas de metal duro premium para o máximo desempenho e confiabilidade.
Linha DG: Fresas com revestimento de Diamante:
Apresentando o revestimento de diamante exclusivo da OSG para materiais e aplicações de alta complexidade da indústria dental.
Linha ED-BS: Fresas com eletrodeposição de diamantes:
Capaz de trabalhar em altas velocidades e com longa vida útil da ferramenta para usinagem de materiais cerâmicos.